Engenharia Civil Classificados

A sua ajuda é muito importante para manter este projeto. Apoie o nosso site, clicando nos banners de anúncios da Google!

Vinicius Marchese é eleito Presidente do CREA SP pela 3ª Vez?

Vinicius Marchese, atual presidente do CREA-SP, que concorria a eleição para segundo mandato eletivo. Se viu em meio a uma briga pela cadeira de presidente do CREA que foi parar pelos tribunais federais. Afinal ele tentou realmente se eleger pela 3ª vez, mesmo?

Em 2014, ele se candidatou a presidente do CREA, aonde quem ganhou com uma votação expressiva de 12.468 votos foi o Sr. Francisco Kurimori, confira aqui. Porém o mandato de Kurimori não iria chegar ao fim, em 2016, o Ministro Presidente do Supremo após receber denúncias de abusos de poder e fraudes eleitorais, decidiu pela posse do 2ª candidato mais votado, sendo este Vinicius Marchese.

Neste ano de 2020, então seria caso eleito o seu segundo mandato ou o terceiro? 

Qual a configuração do CREA SP?

Dentre todos os CREAs a briga pela cadeira de presidente do CREA SP está bem forte, lembrando que de acordo com o relatório de gestão 2019:

  • Atendeu 103.812 100 ligações ;
  • Registrou 1.323.653 ARTs;
  • Reegistrou 394.471 empresas e profissionais;
  • Possui 294 mil profissionais Habilitados;
  • Possui 119 fiscais;
  • Possui 73.184 empresas Habilitados;
  • Gastou aproximadamente 22 bilhões de Reais;
  • Realizou 175 mil fiscalizações;
  • Receita 299.896.284 bilhões de Reais;

Leia o relatório de Gestão CREA SP completo.

Um CREA com esses números você gostaria de gerenciar?

Quem eram e/ou são os seus candidatos a Presidente?

Vinicius Marchese – Candidato a reeleição – assumiu o CREA-SP em 2016, depois da saída do Presdente afastado pelo STF. E em 2017 foi eleito em votação para eleições 2017. Veja o seu perfil no link. É formado em Engenharia de Telecomunicações, atuando profissionalmente em Empresas como Vivo e Embratel, atuu como empresário. Atua 16 anos no sistema CONFEA/CREA, foi conselheiro do CREA por dois anos. Sobre suas propostas basicamente ele sinaliza continuar sua gestão. Não vi nenhuma proposta nova.

José Manuel – Foi conselheiro do CREA-SP, entre outros cargos relacionados. Tem sido o candidato mais presente virtualmente na Campanha para alcançar a cadeira de presidente do CREA SP. Possuindo até um site aonde coloca seus registros de campanha.  Veja o seu perfil no link. Dentre suas principais propostas estão o fim da anuidade obrigatória, realização de eleições via internet, fomento da educação continuada entre outras;

Marco Faveri – Empresário da construção civil, Conselheiro do CREA SP, e outros relacionados, veja o seu perfil aqui. Entre suas propostas a que mais se evidencia é o voto via internet e rediscutr as taxas e anuidades.

William Vieira Gonçalves –  “O fantasma” – Sem foto, sem perfil, sem propostas apenas um nome, consulte aqui. Ao menos sem registro de candidato dentro do site do CREA.

Processos

Como o Sr.Vinicius Marchesi é presidente do CREA a meio mandato que se iniciou em 2016 após substituir o presidente eleito Francisco Kumuri na época afastado pelo STF devido a denúncias de abuso de poder e fraude nas eleições e em 2017 foi eleito pela primeira vez, segundo os seus opositores o mesmo estaria vindo para um terceiro mandato  e se apoiaria no “Art. 81. Nenhum profissional poderá exercer funções eletivas em Conselhos por mais de dois períodos sucessivos” da Lei 5194/66. Sendo assim:

  • O Candidato Sr José Manuel entrou com ação popular em 13 de março de 2020, solicitando o indeferimento da candidatura. Acesse o doc aqui.
  • Em abril de 2020, o CONFEA deliberou sobre o assunto, negando os recursos que o José Manuel deu entrada e deferindo a candidatura de Vinicius Marchesi, leia o documento aqui.
  • Em 23 de setembro de 2020, segundo o Engenharias.org a Juiza Federal Silvia Figueiredo Marques, acatou os recursos, concedendo tutela de emergência excluindo o nome de Vinicius Marchesi como candidato a presidência do CREA-SP, leia o artigo aqui.
  • Inconformado com esta decisão, o Vinicius Marchesi entrou com recurso no 3º Tribunal Regional Federal , aonde a Desembargadora Marli Ferreira reafirmou a decisão anterior de o mesmo não poder ser candidato nas eleições do CREA/SP 2020, confira o documento aqui documento datado de 25/09/2020.
  • No site do CREA/SP para justificar o nome do Sr. Vinicius Marchese, ele cita a PL 0543/2020, leia o documento aqui, datado de 26 de maio de 2020.
  • De acordo com os resultados de eleição não homologados pelo CONFEA, no CREA SP quem ganhou foi o Sr.Vinicius Marchesi, veja o resultado não homologado aqui.
A meu ver, considerando os documentos lidos, e o histórico eletivo, não, este não será o terceiro mandato eletivo de Vinicius Marchese mas o segundo, visto que o mandato que o mesmo exerceu a partir de 2016 não foi eletivo, mas foi tipo um ocupar o lugar de outro.
Convido vocês a lerem esta PL 0543, e dizerem o que acham. Creio eu, que o estado de São Paulo, possui o maior número de profissionais habilitados no Sistema CONFEA/CREA, maior população, maior número de fiscalizações, maior número de receita, quem não gostaria de ser gestor do CREA SP?
Você acha que o Sr. Vinicius deveria virr novamente como presidente do CREA-SP?
De qualquer forma, vamos ficar de olho, afinal de contas o nosso exercício profissional tem gerado um volume bilionário de recursos que devem retornar para a melhoria de qualidade na infraestrutura de fiscalização da engenharia, retomando assim a valorização profissional e aumento de procura de profissionais habilitados de engenharia.
Quer fazer a diferença, informe-se, quer mudar o Sistema Confea/Crea INFORME-SE.
 

Gostou?

Curta, comente e compartilhe com seus colegas e vamos amadurecer sobre este assunto juntos

Participe do nosso grupo no Telegram e receba nossas atualizações!

Veja

Vagas

Comentários do Facebook