Engenharia Civil Classificados

A sua ajuda é muito importante para manter este projeto. Apoie o nosso site, clicando nos banners de anúncios da Google!

Quais são os principais erros que cometemos no Linkedin?

O Linkedin é uma ferramenta muito importante para o seu relacionamento seja com empresas, com outros profissionais ou até com o seu público, caso você seja um profissional voltado para o desenvolvimento de outros profissionais. Então, precisamos aprender de uma vez por todas a nos relacionar de forma correta através do Linkedin.

Você, engenheiro, empresário, empreendedor, ou estudante, precisa evitar estes erros para não perder oportunidades. Separamos uma lista de erros que você pode estar comentendo e que pode fazer com que o recrutrador entre em contato com você. Segue a lista:

  • NÃO COMPLETAR O SEU PERFIL – O perfil profissional é muito importante, se apresentar corretamente, colocando as informações minimamente básicas necessárias é muito importante para o recrutador, fotos, resumo, experiências, habilidades, devem ser preenchidas com o máximo de informações que você conseguir coletar, para que o recrutador na hora que estiver analisando o seu currículo seja capaz de decidir se seu perfil e/ou não compatível a vaga, e que ele tenha a certeza de que deve passar para uma próxima fase com você e entrar em contato com você.
  • FOTO INCOMPATÍVEL COM A FINALIDADE – A finalidade do Linkedin é de conectar pessoas, profissionais e/ou empresas. Para que possam se conectar e propagar conteúdos e experiências relacionadas primeiramente ao campo profissional. Aquela foto com seu vestido de gala, ou aquela foto na praia de maiô/biquini, ou ainda aquela foto com com o namorado de rosto colado, não combinam em nada com a finalidade da rede social, então é necessário ponderação na hora de escolher sua foto, e não evidenciar tanto o luxo, pompa e circuntância de sua vida, e mais o seu lado profissional e executivo. Lembre-se, afinal, você é um profissional.
  • FALTA DE EXPERIÊNCIAS – O linkedin conecta pessoas, profissionais e empresas, então logicamente, quem olhar o seu perfil profissional ou empresarias, vai desejar principalmente ver a sua experiência, então invista tempo em descrever suas experiências, para não perder possíveis oportunidades de negócios com outras empresas e/ou profissionais que desejem contratar os seus serviços.
  • INTERAÇÃO SOMENTE QUANDO PROCURA EMPREGO – Aprenda que mesmo que você esteja bem empregado e estável na empresa aonde trabalha, é muito importante interagir com profissionais e empresas, para se posicionar bem quando precisar daquela ajuda da rede seja para engajar um tema, prospectar oportunidades para si ou na sua empresa, ou simplesmente para atualizar a sua rede sobre temas importantes para você. Lembre-se o Linkedin não deixa de exister quando você está trabalhando e some do mapa quando você está trabalhando, as suas conexões sempre estarão lá, e quanto mais engajado, você estiver com ela, mais engajado, ela estará com você, então aproveite isso. 
  • INFORME O PRINCIPAL – Se você fez um curso, compartilhe, descreva o curso, carga horária, o que você aprendeu, informe a sua rede que você está em busca principalmente do seu desenvolvimento profissional/pessoal.
  • NÃO VALORIZAR O TRABALHO VOLUNTÁRIO – O trabalho voluntário é para algumas empresas uma característica muito importante do profissional do futuro, capaz de ajudar o próximo, e participar de atividades em comunidade, mostrando assim, que caso seja necessário o profissional será capaz de apoiar ações coletivas, e/ou ajudar qualquer dos colegas que necessitem em suas dificuldades.
  • NÃO EXPLORAR EXPERIÊNCIAS ANTERIORES – Todo e qualquer trabalho que você desenvolveu enquanto profissional é de grande importância, pois foi através dele que você se tornou o profissional que você é hoje, então faça a sua descrição relacionada a experiência com calma, evidencie pontos relevantes para a sua apresentação profissional. Exemplo: Tempo que trabalhou na empresa, cursos que teve oportunidade de fazer através da empresa, projetos de grande relevância para o seu trabalho que participou durante o tempo que você esteve na empresa.
  • MISTURAR O PESSOAL COM O PROFISSIONAL – O Linkedin é acima de tudo uma rede social de cunho profissional, sendo assim, evite comportamentos noscivos a sua apresentação profissional, evite falar mal do seu chefe e/ou colega de trabalho, compartilhar corrente de oração, política e futebol, não evidencie aquilo que você não vai querer que seja julgado depois por um colega de trabalho, seja profissional, apresente de forma profissional, e mostre-se sempre educado, gentil e amigável. 
  • SITE DE RELACIONAMENTO – O linkedin é um site de relacionamento profissional, porém tem várias pessoas que acabam confundindo e achando que podem passar cantada e mandar mensagens no privado de cunho intimo, não, não pode chamar para sair tipo encontro, passar cantada, dizer que a mulher tá linda ou afins. Limite-se ao comportamento social e profissional, e respeito é essencial nesta rede.
  • IGNORAR MENSAGENS DAS CONEXÕES – Eu tenho várias conexões em minha rede no Linkedin, mas sempre que posso, respondo as mensagens, compartilho perfis profissionais que precisam de oportunidades, me conecto a empresas que oferecem oportunidades, me conecto a jobhunters que buscam profissionais, assim como aceito convite de conexões que me convidam para participar da rede deles, e sempre que vejo que alguém compartilhou os conteúdos que eu compartilho, eu comento um “obg por compartilhar”, eu comento para mostrar para minha conexão que sou grata pela sua atenção e desta forma mostrar para minhas conexões que as noto, que estou presente. E isso tem me retornado, com novos compartilhamentos e novos comentários, ajudando assim a divulgar o trabalho que faço nas redes sociais no compartilhamento de vagas. Então, o que posso dizer para você que deseja engajar seu perfil profissional no linkedin é: “Se recebeu uma mensagem de uma empresa ou profissional, responda, seja no pv, ou através de comentários em resposta a comentários, curtindo também”. 
  • CONVITE PADRÃO – O convite deve ser pessoal personalizado de preferência, caso contrário parecerá que você não se preparou para tal, assim sendo personalize o seu convite, inclua informações relacionadas ao seu trabalho caso seja necessário, bem como a toda e qualquer informação que pode ser importante para a aceitabilidade da sua nova conexão.
  • OBJETIVO DEFINIDO – Se o seu objetivo é conquistar um emprego, você precisa ter um objetivo. Para que você tenha o seu perfil orientado pela plataforma para contratar profissionais ou para ser contratado por empresas, criando vagas e expandindo sua rede de contatos.

 

Gostou?

Curta, comente e compartilhe com seus colegas e vamos amadurecer sobre este assunto juntos.

Participe do nosso grupo no Telegram e receba nossas atualizações!

Veja

Vagas

Comentários do Facebook