Engenharia Civil Classificados

A sua ajuda é muito importante para manter este projeto. Apoie o nosso site, clicando nos banners de anúncios da Google!

10 Desabamentos mais recentes em 2020

Você já reparou, mas de uns anos para cá, o número de acidentes estruturais, desabamentos e desmoronamentos só tem aumentado, por que será?

Executar um serviço e/ou obra em conformidade com o que precisa ser feito, é uma tarefa que requer competência técnica. Definir as etapas construtivas com responsabilidade, controlar os materiais a serem utilizados, garantir que os requisitos técnicos orientativos sejam atendidos, não é uma tarefa simples.

Mas infelizmente boa parte das obras estão enfrentando problemas de acabamento e estruturais cada vez mais cedo, pois não há uma perícia minuciosa na hora de construir ou reformar, os construtores visam apenas o dinheiro muitas vezes esquecendo as boas práticas.

Hoje, quero listar para você os diversos desabamentos que já ocorreram neste ano de 2020.

1.Mauá/SP

Ontem, dia 22 de agosto de 2020, desabou uma casa de 03 andares, aonde até o presente momento não há notícias sobre vítimas. Feliz ou Infelizmente segundos antes de desabar os vizinhos gravam o estalar da estrutura, até chegar o momento do desabamento. É possível ver no vídeo que o desabamento atingiu a casa do vizinho.

2. Ananindeu/PA

Na sexta-feira dia 21 de agosto de 2020, ocorreu um desabamento de um telhado em Ananindeua/PA, aonde uma pessoa ficou ferida e a casa do vizinho foi atingida com restos do telhado. As caysas deste desabamento também ainda estão sendo apuradas.

3. Salvador/BA

No dia 18 de agosto, desabou parcialmente um casarão na Ladeira da Montanha, devido ao risco de desabamento, preocupados com os veículos e com as pessoas, a área foi interditada, retornaram para realizar a demolição no dia de ontem 22 de agosto.

4. Almerim/PA

No dia 05 de agosto de 2020, uma caixa d’água desabou. Era uma obra que já deveria ter sido concluída, porém foi paralisada diversas vezes devido a falta de verbas federais, a queda do reservatório de 100 mil litros, infelizmente causou a morte de 2 pessoas, e feriu pelo menos mais 10 pessoas. O reservatório fazia parte do novo sistema de Abastecimento de Água da cidade.

5. Planaltina/DF

No dia 04 de agosto de 2020, o acidente ocorreu enquanto um funcionário estava realizando a demoliição em cima de uma viga com um martelete, a parede de sustenção cedeu e desabou, outro funcionário que trabalhava próximo também acabou sendo atingido durante o incidente.

6.Pacaembu/SP

No dia 11 de agosto de 2020, um homem morre após cair de uma laje, ele estava trabalhando em uma obra.

7. Cuiabá/MT

No dia 17 de agosto de 2020, durante uma obra, uma parede da edificação cedeu e caiu sobre um dos operários que ali trabalhavam. A edificação foi isolada devido ao risco de novos incidentes.

8. Coronel Fabriciano/DF

No fia 28 de julho de 2020, durante uma reforma e remoção de telhado, a estrutura colapsou e atingiu 02 funcionários deixando-os feridos.

9. Cabo Frio/RJ

No dia 23 de Julho de 2020, uma residência desabou, o imóvel estava em construção. Ninguém ficou ferido. Quatro casas vizinhas sofrem risco de desabamento, assim as famílias foram orientadas a se retirar.

10. Lapa/SP

No dia 19 de agosto, um prédio desabou durante sua construção. Acidente causado por uma manobra realizada por um equipamento mecânico que acabou acertando a edificação e causando o seu desabamento, ninfuém se feriu.

O que podemos fazer para evitar situações como estas?

Antes de construir ou reformar procurar um engenheiro civil para uma avaliação.

Caso sua casa esteja com fissuras e rachaduras, procure um engenheiro civil para fazer uma perícia na sua edificação.

E nunca, jamais e em hipótese nenhuma construa sem uma ART e um acompanhamento técnico com um profissional técnico responsável, habilitado no CREA (Conselho de Engenharia e Agronomia) e sem analisar junto com este profissional tudo que será feito em sua casa.

E caso seja necessário demolir ou executar uma laje, sempre coloque escoramento, por mais que isso encareça a sua obra. Opte pela segurança.

Gostou?

Curta, comente e compartilhe com seus colegas e vamos amadurecer sobre este assunto juntos.

Veja

Comentários do Facebook